Projeciologia
Projeciologia: (Latim: projectio, projeção; Grego: logos, tratado) – É uma das 70 especialidades da ciência Conscienciologia, que estuda as projeções energéticas da consciência (self, ego, princípio inteligente), as projeções da própria consciência para fora do corpo humano, assim como as condições da consciência no estado projetado.
Sinonímia: O fenômeno da projeção consciente é popularmente conhecido como desdobramento, viagem astral, projeção astral ou experiência fora-do-corpo.
Pesquisa: Apesar deste fenômeno ser conhecido há milênios, a Projeciologia é área de estudo relativamente nova, ainda em desenvolvimento, porque a pesquisa sistemática quanto a ela é recente. Foi proposta oficialmente como ciência a partir de 1981, com a publicação do livro "Projeções da Consciência", de autoria de Waldo Vieira.
Em 1986, Waldo Vieira publicava o fruto de 19 anos de pesquisas: o Tratado "Projeciologia - Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano", edição do Autor. A 4ª edição atualizada tem 1.232 páginas e referências bibliográficas de 2.040 obras. Em 2002, na cidade de Nova York, foi lançada uma versão em inglês deste livro que é considerado uma referência internacional sobre o estudo da projeção consciente.
Paradigma: A Projeciologia baseia-se em uma teoria-líder, o paradigma consciencial, onde a consciência é analisada de maneira integral, multidimensional e multiexistencial. O experimento pessoal é a chave deste paradigma e a ferramenta decisiva na auto-comprovação do fenômeno.
Universalidade: Sair do corpo físico é um atributo inerente a todo ser humano, independente do sexo, raça, religião, crença, status ou idade biológica, e pode ser considerado uma ocorrência tão natural quanto o sono, o sonho ou a digestão.
Mnemônica: Nem tão fácil assim, no entanto, é a manutenção da lucidez fora do corpo humano seguida da rememoração da experiência projetiva. Muitas pessoas saem do corpo, mas não trazem uma lembrança clara da experiência, dificultando a sua comprovação e investigação.
Pesquisas indicam que a projeção consciente é um estado alterado de consciência (EAC) distinto do sonho, devaneio, pesadelo ou alucinação, não devendo ser confundido com os mesmos. Na projeção consciente o indivíduo se vê separado do corpo humano, porém mantendo o juízo crítico, raciocínio e clareza de pensamentos.
Benefícios: Um dos maiores benefícios da experiência fora-do-corpo é a substituição da crença pelo experimento pessoal. Desta maneira, o projetor elimina de suas abordagens o medo, as informações equivocadas e obscuras e o misticismo, passando a tratar a realidade multidimensional e os fenômenos parapsíquicos de maneira objetiva e racional.
Correlações: A Projeciologia ainda pesquisa dezenas de fenômenos projeciológicos correlatos tais como: bilocação, clarividência, experiência da quase-morte, precognição, retrocognição, telepatia ente outros.