sexta-feira, 4 de setembro de 2009


O QUE REALMENTE É O FOLCLORE?

Quando a professora de meu filho mandou que fizessem um trabalho com o titulo de “FOLCLORE”, eu indaguei silenciosamente : “-Meu Deus !Por que será que todos os anos, desde que até eu, quando estava no pré-primário, as professoras sempre mandam que a gente faça trabalhos sobre o tal do Folclore?Meu filho também sem respostas, sem saber o objetivo fundamental de um tema que se repete todos os anos,em voz alta me faz a mesma pergunta:- “Mãe, por que o mesmo tema todo ano?Eu sem respostas pra dar ao meu filho, resolvi investigar!Mas não achei nada na internet que calasse as nossas perguntas! Sempre os mesmos trabalhos, as mesmas informações , anos a fio! Foi quando resolvi pensar o por quê disso tudo!Me calei por minutos, e resolvi ver quais eram as formas das manifestações folclóricas,e observei que a interação entre as pessoas do passado, era a base, o fundamento de nossas respostas ! E a conclusão mais breve foi:: para o Folclore não ser esquecido jamais!Pois os meios de comunicação tendem a cada dia mais atrair as pessoas!O computador nos tomam quase o tempo todo; a TV, nos atrai com seus programas, desenhos e filmes interessantes;os assuntos entre os amigos são sobre jogos,musicas,sites,etc. e tudo mais que o mundo virtual possa nos oferecer !E assim, a cada dia mais, nos afastamos das tradições , brincadeiras e costumes de nossos pais e avós!E o que as professoras estão fazendo, quando mandam fazer trabalhos todos os anos com esse mesmo titulo, é levarem-nos a passear no universo da criatividade folclórica!Criatividade, pois Folclore na minha definição agora, é a historia da manifestação da capacidade criadora humana !Eles não tinham TV,pc,vídeo-games,DVDS , e ai para “matar” o tempo, eles inventavam cada dia mais atividades,como novos estilos de danças,cantigas,brincadeiras para entreterem as crianças e adolescentes ;piadas e lendas para serem contadas ao ar livre e refrescante das noites de verão,ou perto das fogueiras, onde todos se aqueciam no inverno!O tédio dos domingos a tarde, tinha de ser quebrado!Dai os mais geniais e observadores inventavam certamente os adágios e provérbios populares,os trava-língua, os contos , as trovas...e os mais criativos transformavam as estórias em teatro (representados por pessoas ou fantoches)!As mães, tias e madrinhas em conjunto, encarregavam de trocarem receitas das vovós ressuscitando sempre a memória delas, ao fazerem almoços e jantares convidando a família e os amigos para participarem e provarem do sabor e aconchego das tradições da cozinha brasileira!digo da cozinha brasileira, pois é aqui que eu vivo!Mas essas mesmas tradições surgiram no mundo todo, e é por isso que o folclore é um tema vasto a se conhecer ,pois mesmo que as manifestações e simbologias orais fossem as mesmas entre toda a humanidade, a diversidade dessa mesma criatividade sempre será infinita!Pois desde que o homem começou a traçar a sua história no mundo,ele inventou coisas para se fazer nas horas vagas!O comodismo do mundo contemporâneo é que impede de sermos criativos como nossos antepassados!E esse comodismo no fundo incomoda!Pois os filhos não divertem-se mais junto aos pais e familiares!Enquanto essas mesmas mães e pais direcionam sua atenção e horas vagas à mídia,ou aos produtos adquiridos pela propagação da mídia, os filhos sem norte ,vão as ruas procurar o que fazer também, e é onde encontram sozinhos ,sem a ajuda e criatividade dos pais,coisas indesejáveis que fogem a todos os padrões de tradições e costumes ,como as drogas,e expulsa a inocência de nossas crianças e adolescentes aos “ponta pés”!Coisas que o Folclore se envergonhará de contar as gerações futuras !Contos que serão escondidos em um cantinho qualquer de nosso cérebro ,e que morrerão conosco !A falta do aconchego familiar e a ausência da criatividade para construirmos nosso próprio Folclore, faz que não deixemos sementes abundantes ,para serem cultivadas e colhidas por nossos descendentes!E a preocupação, o objetivo de nossas professoras, é de incansavelmente,todos os anos, tentar fazer que nós todos,filhos e pais ,conheçamos as nossas tradições e reavivamos ao menos através desses trabalhos escolares, a memória de nosso povo !Pois é evidente que atualmente e ate futuramente a mídia se encarregara de ocupar as nossas vidas com todos os requintes da criatividade de uma minoria apenas! E pergunto:
“- Que tipo de manifestação folclórica eu vou deixar para meus filhos e netos?Somente as lendas urbanas,e ainda as festas juninas e “julinas” ?!E o que mais de criativo eu vou poder agora ensinar a eles ? E o que meus filhos vão ensinar aos seus filhos?Estou aqui tentando responder a meu filho,o que na realidade,e o que na profundidade da palavra ,significa “Folclore” , coisas que eu ainda não havia observado!
E são essas mesmas perguntas que também fazem-me definir o Folclore de uma forma emotiva!Folclore agora para mim ,é a historia dos laços de um aconchego criativo e fecundo de um povo ;Folclore é o compilamento dos relatos de manifestações de afetividade e comunhão de um povo,de um tempo que a união familiar era formada por elos indestrutíveis , forjados pela amizade verdadeira e entrelaçada dos amigos que se transformavam em parceiros e irmãos de todas as horas! É a historia da manifestação da capacidade criadora humana! Folclore, é o registro do amor fraterno que interagia entre os nossos antepassados !




Marta L.Gomes Souza




********